Foi com indignação que relembrei um facto chocante: os homossexuais estão proibidos de doar sangue no nosso pais.
Não é só no país à beira mar plantado que tal discriminação acontece. Países tão evoluidos como a Inglaterra têm a mesma lei.
Agora vejamos: quando uma pessoa vai doar sangue é-lhe perguntada a sua orientação sexual. E eu pergunto : porquê? Estaremos nós a ceder aos padrões estereotipados de que uma pessoa homossexual é mais promíscua que uma heterossexual? Será que não há promiscuidade no seio da comunidade heterossexual?
Pois parece que não.
Em vez de ser perguntada a orientação sexual devia-se antes perguntar os hábitos sexuais do individuo doador de sangue. Ou então não perguntar sequer, porque quando um possível doador "voluntaria" um pouco do seu líquido vermelho, são-lhe feitos extensos exames para ver se o indivíduo padece de alguma doença. O medo de que a percentagem de homossexuais infectados com HIV/SIDA seja maior que a de heterossexuais não se justifica nesta situação. Senão, para que servem os testes?!
É portanto necessário que as pessoas se insurjam contra esta proibição. Porque ninguem que quer salvar uma ou mais pessoas se quer ver humilhada e discriminada.