sábado, 3 de outubro de 2009

Homossexualidade = sangue?



Foi com indignação que relembrei um facto chocante: os homossexuais estão proibidos de doar sangue no nosso pais.
Não é só no país à beira mar plantado que tal discriminação acontece. Países tão evoluidos como a Inglaterra têm a mesma lei.
Agora vejamos: quando uma pessoa vai doar sangue é-lhe perguntada a sua orientação sexual. E eu pergunto : porquê? Estaremos nós a ceder aos padrões estereotipados de que uma pessoa homossexual é mais promíscua que uma heterossexual? Será que não há promiscuidade no seio da comunidade heterossexual?
Pois parece que não.
Em vez de ser perguntada a orientação sexual devia-se antes perguntar os hábitos sexuais do individuo doador de sangue. Ou então não perguntar sequer, porque quando um possível doador "voluntaria" um pouco do seu líquido vermelho, são-lhe feitos extensos exames para ver se o indivíduo padece de alguma doença. O medo de que a percentagem de homossexuais infectados com HIV/SIDA seja maior que a de heterossexuais não se justifica nesta situação. Senão, para que servem os testes?!
É portanto necessário que as pessoas se insurjam contra esta proibição. Porque ninguem que quer salvar uma ou mais pessoas se quer ver humilhada e discriminada.


5 comentários:

Kate disse...

Excelente post. Estás lá ó minha!

Valdivia disse...

Boas,
Não sou homófobo em nenhum sentido.
Estou de acordo no que toca a direitos e tratamentos imparciais.
No entanto não posso de deixar de discordar com este post.
O SIDA é uma doença mata milhões de pessoas diariamente e um grupo realmente grande de vítimas são de facto os homossexuais pelas relações sexuais.
Podem dizer que os testes de análises de sangue são muito fiáveis mas na realidade aquele "menos de 1%" num teste que der negativo pode tornar um individuo no portador desta doença. Não há uma certeza absoluta.
Porquê correr o risco, porque alguns querem dar sangue.
Isto não é uma questão de discriminação mas sim de apenas bom senso. Se alguém no hospital estiver a morrer e precisar de sangue. Se lhe dermos sangue com SIDA assinamos uma sentença de morte ou obrigamos alguém a viver com uma doença que lhe destrói todo o sistema imunitário.
Obrigado

Mary B disse...

sim,concordo. No entanto porquê apenas pensar nos homossexuais? Que eu saiba também há heterossexuais infectados.Alias, há cada vez mais.

Valdivia disse...

reduzes assim o risco que continua a ser mais alto por parte dos homosexuais

Olga disse...

BELO POST. PONTO FINAL. ;)